vai com calma que estou com pressa

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dodói :(

Fibromialgia... O meu Mundo! Se não faz ideia o que é viver com Fibromialgia ou Síndrome de Fadiga Crónica, imagine o que é ter dores pelo corpo todo, e sentir-se tão cansada/o e sem energia que tarefas simples como ir às compras se tornam verdadeiramente impossíveis de concretizar.
Como lidar com as Crises da Fibromialgia Pacientes com fibromialgia (FM) ocasionalmente experimentam “crises” da doença, isto é, momentos quando os sintomas da fibromialgia pioram. Os sintomas que pioram geralmente são a dor, as alterações do sono e a fadiga. Saber lidar com estas situações é uma habilidade importante de ser adquirida. Um primeiro passo é tentar identificar o que desencadeia as crises. Na maioria das vezes, o paciente consegue definir algum fato ou situação que levou a uma piora do quadro. Um dos fatores mais comuns é o exagero na atividade do dia-a-dia, principalmente afazeres domésticos. Fatores emocionais também são uma causa importante das crises. Alterações climáticas podem aumentar a percepção dolorosa. Em algumas mulheres, as crises são sempre em período pré-menstrual, demonstrando que causas hormonais também podem estar atuando.
Reconhecendo estes desencadeadores, o paciente com fibromialgia pode ganhar algum controle sobre as crises, evitando ou tomando medidas preventivas sobre estes fatores.
O estresse emocional não causa a FM, mas com certeza pode piorar os sintomas. Deve-se sempre manter atento se um quadro de depressão ou ansiedade estão surgindo. As condições do tempo também podem piorar os sintomas. Como isto não pode ser mudado, é interessante um aumento nas medicações para o paciente que sente que está mais sensível. Estas questões devem sempre ser discutidas com o médico.
Da mesma maneira, se a paciente sente piora durante o período pré-menstrual, ajustes podem ser feitos neste período em relação à medicação para dor, para o sono e para relaxamento muscular. Existem hoje medicações específicas para o período pré-menstrual, que devem ser usadas por todo o mês. Estas opções devem ser discutidas na consulta médica.
Outras dicas durante as crises: descansar bastante, usar formas de calor para aliviar a dor – banhos quentes (principalmente de banheira, se possível), compressas quentes e bolsas de água quente. Uma soneca de 30 minutos após um banho quente pode ser uma boa estratégia para aliviar a dor. Massagens, alongamentos também são boas opções, mas alguns pacientes podem não tolerá-los durante a crise. A acupuntura é uma boa opção para um alívio da dor nas crises. Procure fazer atividades que lhe dêem prazer, para ajudar no relaxamento. Respire fundo e devagar – a crise leva a um aumento no número de respirações (hiperventilação), o que pode levar a sintomas como tontura e amortecimentos, aumentando o estresse.
Procure pensar coisas positivas, repetindo-as com freqüência – “esta crise não durará para sempre” , “eu posso lidar com isso”, “eu farei isto ou aquilo para me sentir melhor”. Estes pensamentos lhe darão força para passar por este período difícil. Algumas pessoas gostam de escrever, e escrever sobre a FM, a crise e o que você está fazendo para ameniza-la já se provou muito eficiente para o sentimento de auto-estima do paciente.

O meu lado da estória... Desde pequenininha minha mãe me relatou, que eu chorava muito e ela me perguntava, tá doendo?! - e eu dizia que sim... Mais como era muito pequena não sabia dizer onde... Talvez por ser no corpo todo, sei lá...
Em idade escolar comecei a reclamar de dor nas costas, fui levada ao médico e ele disse ser por causa do peso da mochila. Os anos foram se passando e a dor só aumentava quando ia ao médico eles falavam ser dor muscular, mau jeito, problema na postura... etc...
Aos meus 21 anos fui fazer um tratamento onde fiz 80 sessões de fisioterapia, tratamento com remédios fortes e outro controlado, pois não conseguia mais dormir de tanta dor...
Esse médico encontrou deformações ósseas em minha coluna... Alguns ossos maiores que o normal... Continuei com os remédios até que descobri uma gastrite... Bom a tratei e no ano passado procurei outro médico ortopedista ao qual me passou sessões de acumpuntura... Senti uma melhora durante o tratamento, mais era só ter um espaço maior entre as sessões que a dor voltava com tudo... Ele me disse vc terá que perder peso...
Chorando no consultório eu disse doutor sempre fui magra e a dor sempre foi a mesma, briguei com ele e disse quero uma solução já!!! Foi quando ele pediu para passar com um reumatologista e eu disse não tenho reumatismo doutor!!! E ele calmo tornou: desconfio que vc adquiriu outra doença e só o Reumatologista vai poder detectar se vc tem ou não...
Fui ao Reumatologista que me pediu muitos exames: De sangue, ósseo, raio x, quando voltei no consultório após ler todos os exames ele fez o pior de todos o de toque, nos pontos que eu jamais senti nada mais a cada aperto eu faltava fazer xixi de tanta dor.. Foi ai que ele me disse: Você tem FIBROMEALGIA... Me explicou tudo, faço alongamento, meu esposo faz massagem pelo menos 2x por semana, e ainda tomo 2 medicamentos: um para dor e outro para dormir... Contei para a familia e perguntou a amigos e assim vai...rsrrs... Muitos falavam que era psicológico... Mais não é... Foi uma doença crônica na coluna que foi mal tratada e ignorada por muitos médicos que passei, e com isso adquiri a FM que não tem CURA!!!
O que eu faço... Mesmo sentindo dor 24h por dia, tento não pensar nela, faço coisas que gosto e me dão prazer... Procuro não ligar para os problemas e para o que os outros me fazem!!! Sou gentil, atenciosa, amiga, alegre... É uma forma de superar a dor que está lá e que só eu sinto e sei o quanto é forte!!!
Mais a 15 dias venho passando por muito stress, e agora estou aqui de repouso!!! Afff...

2 comentários:

  1. Eu já comentei lá no twitter sobre acupuntura, mas pelo visto vc ja tentou, né? Acho que perder peso pode não resolver 100%, mas ajuda bastante a ter mais qualidade de vida, dani. o mais importante é vc manter a calma, cuidar do corpo e da mente...faça as coisas que vc gosta e afaste tudo que te faz ficar triste, chateada ou estressada... viva feliz, com quem te ama e quer o seu bem. pensa um pouco nisso e CUIDE-SE !!!
    tô cheia de compromissos na vida real, por isso não tenho navegado muito. espero que encontrar logo pra gente passear um pouco e rir das coisas todas.

    e eu amei a cartinha que chegou :D:D:D adorei as sementinhas, assim que der uma acalmada aqui eu planto elas, tá?
    gosto muito de vc e quero te ver sorrindo bastante.qq coisa liga ;)
    beijocas da shi pra danizóca fofis.

    ResponderExcluir
  2. manda notícias ... beijinhos pra sarar.

    ResponderExcluir